Sábado, 11 de Abril de 2009

Contradições

Foi notório, logo após a tomada de posse, o instinto e o intuito persecutórios do Presidente da Camara e da sua Vereação, relativamente ao executivo anterior, desencadeando, desde logo, auditorias, para no imediato (para além de outros labéus acusatórios, alguns de índole pessoal), lançar a atoarda da dívida incontrolada e da má gestão, factos que a própria auditoria se encarregou de desmentir, ficando o executivo sem esta arma de arremesso, que tanto se preparava para usar e tanto jeito lhe fazia.

 

Mesmo assim, não deixaram de utilizar a dívida como bandeira para atacarem o PS e o anterior executuvo, fazendo eco da sua pseudo preocupação por esse facto.

 

Ora, se tal preocupação com a dívida fosse minimamente verdadeira, o executivo devia ter-se empenhado em reduzi-la e não em aumentá-la. Mas não é isso que se vê. Para além do elevado montante de empréstimos já contratados - mais de 2.000.000€ - há muita outra dívida escondida e não reflectida nas contas da Câmara, desde logo as aquisições em regime de Leasing, que são verdadeiros financiamentos, com os respectivos encargos a serem suportados de igual modo, só que não contabilizados, porque os bens assim adquiridos são considerados em regime de aluger, para além de muita obra executada, mas ainda não facturada. Conheço alguns pequenos empreiteiros com obras executadas em 2007, para já não falar em 2008 e 2009, que ainda não facturaram. Portanto, trata-se de dívida empurrada para a frente.

 

Esta Câmara tem-se evidenciado por pouca obra e muitos gastos. Tem sido um verdadeiro forró-bó-dó despesista. Agora, veêm-se apertadinhos e toca a culparem os Presidentes de Junta por não lhe aprovarem mais um empréstimo. Pois é: só que se esqueceram de referir que os Presidentes da Junta não aprovaram, porque a Câmara também não lhes transferiu o gravetinho que o célebre acordo contemplava.

 

Ora, também aqui há uma contradição, pois o  Presidente anunciou, em campanha eleitoral, que o dinheiro não era problema. O que era preciso, era imaginação. Mas o modo como a Câmara se está a financiar, é o mais tradicional e clássico. Endividando.se. Para isto não é preciso imaginação. Ou o enunciado  não era verdadeiro, ou o poder faz perder a imaginação. A verificar-se esta última hipótese, o que se me afigura ser o caso, parece-me de justiça, que o Presidente recupere a  imaginação perdida. 

 

É responsabilidade de todos e de cada um de nós contribuir para isso.Por mim, estou nessa.

publicado por casadasagras às 00:15
link | comentar | favorito
9 comentários:
De Anónimo a 13 de Abril de 2009 às 04:46
O autor deste blog não ingana ninguém. Meu caro ou cara, aguarde alguns dias para ver a real situação financeira da Câmara quando for aprovada a conta de gerência. Pode ser que deopois disso ganhe coragem para vir aqui desdizer todo o conjunto de bacoradas e atoardas que está a dizer...


De atentamente a 14 de Abril de 2009 às 10:03
ROUBADO NO BLOG; http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/

"Caros Bloguistas, têm acompanhado o Casadas Agras? Tem publicado alguns posts que considero interessantes. Merece visita."

Senhor administrador VC sabe muito bem como eu, se fosse mais isento e não me refiro a política, mas, sim ao conteúdo dos comentários, nem sempre aprova os mesmos e, depois tem mais, este Blogue não aceita textos longos, daí que, os Bloguistas que, escrevem textos alongados, caso dos Senhores; Sousa Dias, Benedito da Fonte, Quelhas, Lurdes Marques, Poeta lareiro, fonte do Diário do Minho, e muitos mais, incluindo muitos anónimos, não lhe dá tesão para escrever neste espaço por falta dele!?
Aconselho a mudar de Blogue .


De meditem a 14 de Abril de 2009 às 10:19
Roubado no Blogue da CDU

"Nadi@ disse...
Engana-se o amigo da "sociadade"povoense, porventura quereria escrever sociedade, mas como a ignorância é tanta, enfim!!!

Olhe meu caro amigo quando escreve que a CDU não tem candidatos e que o gestor deste blogue vem para aqui falar de política, não sabe estar na política e que a gente da CDU são cobardolas etc... etc...não vê que só está a vomitar asneirada pela boca fora?

A CDU pode ainda não ter candidatos (que os tem) mas contar com gente tipo “analfabruta” feito o senhor é que a CDU não faz
Sinceramente nem sei porque lhe estou a responder?
Deu-me para isto podia-me dar para pior

Boa noite e vá nanar"


Neste blogue situa-se o tempo, tal como o tempo, tanto chove como faz sol!
Neste blogue, tanto é livre como deixa de o ser, não tem estabilidade nenhuma, como se não basta-se tb apaga comentários que estão á vista de todos, pelo menos meia dúzia deles.
Perdeu-se a estabilidade e postura que tinha depois de deixar de ser livre.
Quanto à postura da CDU, e à resposta ao post de um anónimo, talvez este tenha alguma razão, nem toda, não me parece que tenham ou pensem ter mais votos que um CDS, mais vale ficarem por aí.


De fogenia a 14 de Abril de 2009 às 10:29
Coro administrador - Blogue PSD, essa cara da Dr.ª Rita não fica lá muito bem no seu post, pior que a da Manuela Ferreira Leite, por amor de Deus! Retire!
Meta antes a cara do Sócrates ou do Sousa Dias!?


De cada um pior que outro a 14 de Abril de 2009 às 10:40
Ena pá o Blogue das Póvoas está muito concorrido, comentários a nivel mundial, estaremos no dia das mentiras?
Tb não é livre, porra, também apaga comentários, tem algum jeito?
Mais vale nem comentar, se depois apagam-nos!
Depois dizem que são isentos de política!
Para mim o Castilho tem dois Blogues, o da CDU e este que se diz livre...
Não meta aqui posts neste seu Blogue nem no outro, gajas nuas, que o do PSD, já meteu mas vestidas...


De Anónimo a 14 de Abril de 2009 às 15:34
CDU apresenta candidatos à Póvoa de Lanhoso

O dia 30 do mês em curso foi a data escolhida pela Comissão Coordenadora da CDU da Póvoa de Lanhoso para a apresentação do seu candidato à Câmara Municipal local. Juntamente com o cabeça-de-lista à presidência da autarquia serão também apresentados todos os candidatos ao órgão executivo e à Assembleia Municipal. A divulgação pública de todos os os concorrentes às eleições autarquícas vai decorrer durante um jantar, com ínicio maracado para as 20h00, que terá lugar no Hotel da Póvoa de Lanhoso. Presente na sessão de apresentação dos candidatos às eleições autarquícas vai estar João Frazão, da Comissão Política do PCP e responsável pela Organização Regional de Braga.

(Diário do Minho, 14-04-09)


De ermelinda a 14 de Abril de 2009 às 18:18
Afinal foi preciso atir-lhes pedras para se decidirem candidatar às Autarquicas na Póvoa de Lanhoso.
Agora quero ver se vai haver candidatos nas freguesias, caso contrário pouco vale a candidatura à Camâra.
A ser verdade, aida não saiu a notícia no espaço da CDU?!!!...
Quero ver se a Freguesia de Monsul e Sobradelo da Goma tem mesmo um candidato como já o afirmaram nestes postes e nestes blogues povoenses que toda a gente leu!?
Bem perciso é haver um candidato para a CDU, pena é não haver um candidato para o CDS/PP.
Tornava-se mais interessante a corrida para a Camâra!
Espero um candidato da Póvoa de Lanhoso à CDU, força.


De Anónimo a 14 de Abril de 2009 às 22:51
Apenas para dizer que o autor deste blogue está a por o carro à frente dos bois. Como já aqui li, sei que a conta de gerência vai ser uma surpresa para estes arautos da desgraça. Afinal, ao que parece, a dívida da câmara, mesmo com as obras (muitas) feitas ainda é menor que em 2005. Faz-se obra (muitos presidentes de junta dizem que nunca fizeram tanta obra) e a dívida diminui. Isto é sinal de boa gestão. E os presidentes de junta ainda têm muitos sapos para engolir...


De Anónimo a 25 de Setembro de 2011 às 15:46
Para acabar com o marketing dos que são poder e dos que gostam de vir a ser, temos os números, que não emprenham pelo ouvido dos boys do regime!
O anterior executivo socialista dizia que a dívida relatada nas contas que se aprovam nas assembleias, com alguma arte e manha era de 9 milhões, mas a auditoria que nunca consegue ver tudo embora veja melhor que os burros dos parlamentares, detetou uma dívida de 13 milhões (mais 50%), logo este executivo que consegue aprovar relatórios a dizer que tem dívida de 11 milhões significa que afinal tem 17 milhões no minimo! Mas para o ano vão descobrir a verdade do teste do algodao.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. O que diz Passos Coelho?

. Ressuscitado? ainda não! ...

. Um laivo de dignidade.

. Novos Orgãos Autárquicos

. Curiosidades

. Eleições Autárquicas

. Autárquicas 2013

. Sócrates não desiludiu.

. Novidades Muitas

. Foi muito importante o c...

.arquivos

. Dezembro 2014

. Outubro 2014

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Maio 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

.favorito

. As gorduras, sempre as go...

. Um Exemplo de Coerência

. Opções Erradas

. O MONSTRO

. Contradições

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub